Whisky Bourbon Jim Beam


R$85,00

1 em estoque

Qtd:
CompararComparar
O verdadeiro espírito nativo americano. Uma tradição com mais de dois séculos de existência. Uma verdadeira lenda. Sete gerações dentro de uma garrafa quadrada inconfundível. O Bourbon JIM BEAM é uma verdadeira instituição americana, o mais puro espírito do oeste.
A história
Durante mais de 200 anos, a família Beam tem se dedicado à fabricação do Bourbon mais vendido do mundo. Tudo começou em 1788 quando Johannes “Jacob” Beam, bisavô do lendário Jim Beam, decidiu ir para o oeste em busca de uma vida melhor. Ele carregou todos os seus pertences, amarrou seu alambique de cobre na parte traseira da sua carroça de segunda mão e viajou para o oeste, estabelecendo-se na região central do estado do Kentucky. Fazendeiro, mas também moleiro de profissão, Jacob construiu um moinho movido a água, onde moía o milho para moradores locais por um percentual da sua colheita.

Naquela época, o excedente de grãos era difícil de armazenar, e ainda mais complicada a sua comercialização. Ele sabia que o uísque representava a forma mais segura e econômica de usar o excedente de milho. Com isso, o milho não estava sujeito ao mofo, era fácil de transportar e considerado ainda mais valioso do que a instável moeda dos estados americanos. Usando seu próprio alambique, Jacob começou a produzir um uísque de cor âmbar, feito a partir de uma pasta fermentada de milho, centeio e malte. O produto – que usava mais milho do que qualquer outro ingrediente – foi chamado de Bourbon, em homenagem ao município de Bourbon, em Kentucky. Jacob vendeu seu primeiro barril de Bourbon em 1795. O uísque foi introduzido no mercado inicialmente com o nome de Old Jake Beam.


Ele transmitiu a seu filho de apenas 18 anos, David, em 1820, as tradições familiares para a fabricação do Bourbon. Durante a gestão de David como destilador mestre, o país estava entrando na era industrial. A descoberta do ouro na Califórnia fez com que centenas de americanos rumassem para o oeste, e levas de novos imigrantes chegavam à América em busca de liberdade e riqueza. A abertura do Canal do Erie, em 1825, e a navegação no rio Mississippi tornaram o transporte de mercadorias, como o Bourbon, mais fácil e accessível do que nunca. David M. Beam, filho de David e neto de Jacob, assumiu a destilaria e os segredos da família para a fabricação do tradicional Bourbon em 1850, alguns anos antes do início da Guerra Civil.

– –
Logo após a morte do seu pai, em 1854, David mudou a destilaria para o Município de Nelson, também no Kentucky, mais próxima à primeira ferrovia do estado. Ele chamou a sua nova casa de Destilaria “Clear Spring”, em alusão à água clara da nascente encontrada em um rio das proximidades. Em 1880 o Bourbon da família Beam, então chamado Old Tub, se tornou nacionalmente conhecido graças às ferrovias e a perseverança da família. O filho de David, o lendário James “Jim” Beauregard Beam, começou a ajudar o pai nos negócios quando tinha apenas 16 anos de idade. David ensinou-lhe as mesmas técnicas e conhecimentos para a fabricação de Bourbon que seu pai havia lhe transmitido.


Jim assumiu a destilaria da família em 1894, aos 30 anos de idade, e durante os 52 anos seguintes continuou supervisionando o processo de destilação. A empresa de Jim Beam continuou a crescer e prosperar durante os primeiros anos da década de 1900, até que ela foi obrigada a fechar devido à Lei Seca, em 1919. Durante os 14 anos da lei, Beam vendeu todos os seus negócios relacionados a bebidas alcoólicas para dedicar-se ao cultivo de frutas cítricas na Flórida e, depois, à exploração de minas de carvão e uma pedreira de calcário.


Com a revogação da Lei Seca em 1933, Jim Beam, então com 70 anos de idade, voltou reativou a destilaria e incorporou a The James B. Beam Distilling Co., em Clermont, Kentucky, no dia 14 de agosto de 1934. Foi a partir deste momento que o Bourbon adotou oficialmente o nome JIM BEAM. Doze anos mais tarde, em 1946, seu filho T. Jeremiah Beam se tornou presidente e tesoureiro da empresa. E foi ele o responsável por internacionalizar a marca enviando caixas de JIM BEAM para as tropas americanas estacionadas ao redor do mundo. Jim Beam faleceu um ano depois, aos 83 anos de idade. Jeremiah observou que o filho de sua irmã, F. Booker Noe, Jr., tinha a paixão e o talento da família pela fabricação de Bourbon. Foi então que ele trouxe o sobrinho para a destilaria da família quando ele tinha 21 anos de idade. Ao lado de Jeremiah, ele aprendeu as tradições e segredos familiares para a preparação de Bourbon.


Sob o olhar cuidadoso de Booker, a destilaria JIM BEAM ainda usa a mesma variedade clássica de levedura criada por Jim Beam em 1934. Uma segunda destilaria foi inaugurada em 1954, próxima a cidade de Boston no Kentucky. Pouco mais de uma década depois, em 1967, a empresa foi adquirida pela American Brands (atual Fortune Brands). Em 1987, ele lançou no mercado um Bourbon com sua própria assinatura, o Booker’s Bourbon, com 65,05 de graduação alcoólica. Criado inicialmente como um presente de Natal para amigos especiais, esse uísque é engarrafado diretamente do barril, inteiro e sem ser filtrado. Em 1992, mais três Bourbons artesanais, Knob Creek Bourbon (50% de graduação alcoólica), Basil Hayden’s Bourbon (40% de graduação alcoólica) e Baker’s Bourbon (53,55% de graduação alcoólica), foram acrescentados a essa linha (Bourbon Collection) para criar uma coleção super premium de uísques produzida em pequenos lotes.


A partir de 2004 a empresa começou a licenciar a marca JIM BEAM para ser utilizada em comidas, como por exemplo, carne defumada embebida no mais puro Kentucky Bourbon, além de molhos e temperos que levam doses de JIM BEAM. Além disso, o licenciamento foi estendido para outras categorias de produtos ligadas a marca, como uma completa linha de acessórios para churrascos incluindo pincéis, termômetros, ferro de marcar carne, marinador, injetor de temperos, amaciador, espetos e espátulas. Em 2005 a destilaria alcançou um momento histórico quando Frederick Booker Noe III (conhecido como Fred Noe), bisneto do lendário Jim Beam e 7ª geração da família à frente da empresa, encheu o barril de número 10 milhões na história da marca. Foi também neste ano que a marca lançou a primeira campanha televisa em toda sua história.

– –
As preciosidades
A JIM BEAM produz atualmente sete variedades de uísques (Kentucky Bourbon e Rye Whiskey) e derivados:
Jim Beam White label (rótulo branco): envelhecido 4 anos com 40% de graduação alcoólica. Vendido na Austrália com 37.5% de álcool.
Jim Beam White label (rótulo branco com a inscrição “Premium Aged 7 Years Old”): envelhecido 7 anos com 40% de graduação alcoólica. Vendido especialmente no estado do Kentucky.
Jim Beam Green label (rótulo verde, também conhecido como Jim Beam Choice): envelhecido 5 anos com 40% de graduação alcoólica e destilado pelo método Charcoal.
Jim Beam Black label (rótulo preto): envelhecido 8 anos com 43% de graduação alcoólica. Recentemente sua garrafa foi completamente redesenhada para se diferenciar dos outros uísques da marca, adquirindo um formato mais esquio e sofisiticado.
Jim Beam Yellow label (rótulo bege): envelhecido 4 anos com 40% de graduação alcoólica. É considerado um Rye Whiskey (com no mínimo 51% de centeio em sua composição).
Jim Beam Red Stag: lançado recentemente, em 2009, é um uísque que sofre a infusão de cerejas pretas, responsável pelo seu sabor adocicado. O nome do novo uísque foi inspirado nos bandos de veados que vagueiam no estado do Kentucky, em especial os veados vermelhos (Red Stag).
Jim Beam and Ginger Ale: bebida que contém Bourbon envelhecido 4 anos (com apenas 5% de graduação alcoólica) e Ginger Ale.
Jim Beam and Cola: bebida que contém Bourbon envelhecido 4 anos (com apenas 5% de graduação alcoólica) e refrigerante de cola


O Bourbon
O Bourbon representa o puro espírito americano e é produzido somente no estado do Kentucky. Porque o JIM BEAM é um autêntico Bourbon? Porque segue, pela lei americana, todas as características para ser considerado um Bourbon:
● Contém pelo menos 51% de milho em sua composição.
● É destilado pelo menos a 160º.
● É armazenado em barris a 125º.
● É envelhecido por, no mínimo, dois anos em barris novos de carvalho “tostados” por dentro.
● Não é adicionado sabores ou corantes que alterem o Bourbon.


A destilaria
A principal destilaria, que também funciona como sede, da JIM BEAM, está localizada em Clermont, situada aproximadamente 25 milhas ao sul de Louisville no estado do Kentucky. Na destilaria os caminhões e as chaminés convivem lado a lado com gramados verdes onde fica a histórica casa da família Beam, hoje um ponto de visitação. Os visitantes, através de um tour guiado podem ter acesso ao mais puro espírito nativo americano através da história e saga da família na destilação do verdadeiro Kentucky Bourbon.


Em um galpão (chamado The American Outpost) especialmente preparado para receber os visitantes, funcionários bem preparados falam do Bourbon que é feito pela família desde que Jacob Beam vendeu seu primeiro barril, em 1795. A história também pode ser conferida através de um maravilhoso filme e uma grande exposição de artefatos históricos da empresa. O local também possui uma loja que comercializa além dos tradicionais Bourbons JIM BEAM, uma infinidade de produtos de merchandising da marca. A casa histórica da família onde viveram três gerações dos Beam, chamada The T. Jeremiah Beam House, é um local convidativo para experimentar todos os tipos de Bourbons produzidos pela destilaria. Tendo sorte o visitante ainda pode presenciar caminhões da destilaria sendo carregados com barris do mais puro Bourbon, além de sentir no ar o famoso e inconfundível odor de JIM BEAM. Na destilaria existem 21 Rockhouses (local onde os barris descansam por no mínimo 4 anos). A admissão para a visita guiada é grátis.

Caminhão sendo carregado na destilaria

Artefatos históricos expostos

Fred Noe, sétima geração à frente dos negócios

A histórica casa da família Beam


O patrocínio esportivo
Desde o começo da década passada a marca JIM BEAM começou a investir muito no automobilismo americano. De 2004 a 2009, a marca foi patrocinadora do talentoso e experiente piloto Roby Gordon (que dirigia o carro número 7 Jim Beam Dodge Charger) na NASCAR, principal categoria americana de automobilismo. Além disso, a marca patrocinou os pilotos Steven Johnson e Will Davison na categoria V8 Supercars Championship, e o time turco que participou no rali Dakar em 2008. Hoje em dia marca patrocina o programa esportivo ESPN The Next Round.


Os slogans
Bold Choice. (2010)
Here’s to The Stuff Inside. (2008)
The Stuff Inside Matters Most. (2004)
Real friends. Real Bourbon. (1999)
Today belongs to Jim Beam. (1987)
8 years changes everything. (2010, JIM BEAM BLACK)
It’s time for a better bourbon. (2002, JIM BEAM BLACK)


Dados corporativos

● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1795
● Fundador: Jacob Beam
● Sede mundial: Clermont, Kentucky
● Proprietário da marca: Beam Global Spirits & Wine, Inc.
● Capital aberto: Não
● Presidente & CEO: Matthew J. Shattock
● Master Distiller: Frederick Booker Noe III
● Faturamento: US$ 750 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Destilarias: 3
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 900
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísque tipo Bourbon
● Ícones: A destilaria em Clermont
● Slogan: Bold Choice.
● Website: www.jimbeam.com

A marca no mundo
Disponível em mais de 130 países em todo o mundo, JIM BEAM não é apenas o Bourbon mais vendido do mundo – ele é o uísque americano mais vendido na Europa oriental, o uísque número um de todos os tipos na Alemanha e a bebida alcoólica destilada número um na Austrália, segundo maior mercado mundial de Bourbon. Atualmente a empresa possui três destilarias localizadas nas cidades de Clermont, Boston e Frankfort, todas no estado do Kentucky. Somente em 2010 a marca vendeu mais de 6.3 milhões de caixas no mundo inteiro.

Você sabia?

● No rótulo de JIM BEAM é possível ler a famosa frase “None Genuine Without my Signature” (Não genuíno sem a minha assinatura) seguida da tradicional rubrica de James B. Beam.
● O Master Distiller Jerry Dalton (1998-2007) foi o primeiro homem à não pertencer a família Beam a ocupar esse importante cargo na destilaria.

Fonte: mundo das marcas

Peso 1,2 kg
Dimensões 30 × 10 × 5 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Whisky Bourbon Jim Beam”

Outros Produtos Deste Vendedor

Cadastrar